

IV Jornadas
14 de Outubro 2016
Auditório do Museu D. Diogo de Sousa
Rua dos Bombeiros Voluntários, 4700-025 BRAGA
Amamentação:
Uma chave para o desenvolvimento sustentável

Em 2016 um novo conjunto de metas universais de desenvolvimento global terão que começar a serem alcançadas. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são construídos sobre o “inalcansável” Objetivos de Desenvolvimento do Milenio (ODM), e irá orientá agendas de desenvolvimento para os próximos 15 anos. Há 17 metas que se aplicam a todos os países da mesma forma, abrangendo questões amplas como as alterações climáticas e a redução da pobreza, mas também questões mais específicas, incluindo:
· acabar com a fome e melhorar a sub e sobre nutrição (desnutrição e obesidade);
· garantir uma vida saudável e promover o bem-estar;
· assegurar uma educação equitativa, e
· garantia de uma produção agrícola e um consume sustentável.
No entanto, o aleitamento materno não é explicitamente mencionado em nenhum dos objetivos. Portanto, o movimento da amamentação precisa posicionar o aleitamento materno em tantas maneiras quanto possível. Isso vai ajudar a garantir que a amamentação não seja esquecida na nova era dos ODS".
Como o Dr. Omer-Salim explica:
"Em termos muito simples, o desenvolvimento sustentável significa o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras terem as suas próprias necessidades satisfeitas. O aleitamento materno é a chave para o desenvolvimento sustentável. Isto é particularmente através das ligações entre segurança alimentar e nutricional e o aleitamento; saúde, desenvolvimento e sobrevivência; alcançar potencial educativo completo e produtividade economica e o fato de que a amamentação é um método ambientalmente sustentável de alimentar em comparação com as alternativas.


